Utilizar o YouTube para continuar a interagir

Neste tempo sem precedentes, sabemos que procura formas de interagir com os fãs, por isso, queremos fornecer-lhe todos os recursos de que necessita.

Começar a utilizar o YouTube

Aprenda as noções básicas sobre como criar e gerir o seu canal, e comece a interagir com os fãs.

Como funcionam os direitos de autor

Saiba mais sobre os direitos de autor de música, as versões de músicas e o sistema do Content ID do YouTube para a gestão de direitos.

Promover a sua música através do YouTube

Promova a sua digressão, os lançamentos e os marcos da sua carreira.

Interagir com os fãs

Interagir com os fãs faz parte da sua experiência diária e pode fazê-lo no YouTube em qualquer sítio do mundo.

Medir o seu sucesso

Obtenha informações sobre como os fãs encontram as suas músicas e o que os mantém interessados com o YouTube Analytics.

Ganhar dinheiro com a sua música no YouTube

Pode receber pagamentos quando os fãs veem o seu conteúdo. Descubra como rentabilizar o seu canal.

Apresente a sua discografia no YouTube

Crie um portfólio interativo e visual do seu trabalho creditado através da organização de uma lista.

Guia para canais oficiais de artistas do YouTube

Vamos dar-lhe as informações básicas de como criar um canal oficial de artista e utilizar o YouTube na sua totalidade para interagir com os fãs, impulsionar visualizações de vídeos e promover concertos e digressões.

Guia para publicações da comunidade do YouTube

Vamos mostrar-lhe a melhor forma de alcançar os seus fãs e interagir com eles no YouTube.

Frequently asked questions

  • Como coloco a minha música na aplicação YouTube Music?

    A aplicação YouTube Music apresenta o conteúdo que o nosso sistema e os nossos parceiros identificaram como adequado para uma experiência de música. Certifique-se de que categoriza os carregamentos como "Música" nas definições avançadas do Gestor de vídeos no menu pendente "Categoria". Na maior parte dos casos, não tem de fazer nada para disponibilizar o seu conteúdo de música na aplicação, mas a categorização ajuda.

    Saiba mais sobre como determinamos o que está disponível na aplicação YouTube Music.

  • O que são os canais oficiais de artistas e como me posso candidatar para ter um?

    Se é um artista no YouTube, o canal oficial de artista reúne todo o seu conteúdo num só lugar. O canal coloca  o seu catálogo de música em duas novas prateleiras, que incluem os vídeos de música, as músicas e os álbuns.

    Este novo esquema está a ser implementado gradualmente. Para ser elegível para um canal oficial de artista, certifique-se de que já tem um canal do YouTube detido e operado por si enquanto artista, pelo seu agente ou pela sua editora discográfica, e de que tem pelo menos 3 vídeos de música no YouTube. Recebe uma mensagem assim que o seu canal for atualizado para um canal oficial de artista.

  • Como posso gerir a minha presença no Google com os canais oficiais de artistas?

    No Centro do artista do Creator Studio, pode atualizar a biografia do artista e adicionar fotos. O conteúdo que disponibiliza aqui também pode ser apresentado  nas propriedades do YouTube, como o seu canal e os Tops do YouTube, bem como noutros sites Google, como o Google+ e o Google Play. Saiba mais

  • Onde aparece a minha nota musical de canal oficial?

    Estamos a começar pelo branding do canal oficial de artista em computadores e iremos expandir para outras plataformas no futuro.

  • Como posso ser adicionado às Estatísticas de música?

    Para ser adicionado às Estatísticas e aos Tops, pode "Comunicar um problema de dados" no canto superior direito da página inicial das Estatísticas de música. Certifique-se de que inclui um link para o seu canal ao pedir a adição e clique no botão "Enviar". Se mais tarde não for possível pesquisar o nome de um artista, envie um email para artist-support@youtube.com.

  • Esqueci-me da minha palavra-passe ou perdi o acesso ao meu canal. Como posso voltar a entrar?

    Caso se lembre do email associado ao seu canal do YouTube, pode tentar recuperar a sua conta.

    Se perdeu o acesso à Conta Google associada ao seu canal, siga estes passos.

    Se o canal foi pirateado, siga este fluxo da melhor forma que conseguir e contacte artist-support@youtube.com.

  • Como posso impedir que roubem a minha música?

    Se notar que outra pessoa está a utilizar a sua música nos respetivos vídeos, pode enviar um aviso de remoção por violação de direitos de autor.

  • O que devo fazer se a minha música receber uma reivindicação do Content ID ou uma remoção por violação de direitos de autor?

    Se a sua música receber uma reivindicação do Content ID, pode fazer algumas coisas, consoante a situação. Saiba mais aqui.

    Para remoções de direitos de autor, se considerar que se trata de um erro, pode resolver a advertência por violação de direitos de autor de três formas: esperar que expire, obter uma retirada ou enviar uma contranotificação. Saiba mais detalhes aqui.

  • Como aumento a minha base de subscritores?

    Existem muitas formas de aumentar a base de subscritores, como criar miniaturas e títulos eficazes, escrever descrições inteligentes e utilizar cartões ou ecrãs finais para incentivar os visitantes à ação. Visite a Academia de criadores para saber mais.

  • Como posso avaliar o meu sucesso no YouTube?

    Utilize o YouTube Analytics para compreender o alcance do seu vídeo, por exemplo: qual é a dimensão do seu público ativo, como as impressões de miniaturas se transformaram em visualizações e tempo de visualização, etc. Visite a Academia de criadores para saber mais.

  • O que é o separador Comunidade?

    Enquanto criador do YouTube, procura sempre fortalecer a sua relação com o público.

    Por esse motivo, criámos o separador Comunidade, uma forma divertida de partilhar a sua criatividade e complementar a sua agenda de carregamento enquanto interage com o público no YouTube.

    Saiba mais acerca das publicações da comunidade.

  • A sua primeira publicação

    Basta iniciar sessão, tocar diretamente no separador Comunidade no seu canal e escolher uma das opções para fazer uma publicação.

    Faça publicações regulares para complementar os seus carregamentos de vídeos e envolver os subscritores. Todas as publicações aparecem nos feeds dos seus subscritores, por isso, certifique-se de que as publicações são relevantes. Assim, incentiva os subscritores a clicarem.

    1. Certifique-se de que tem a versão mais recente da aplicação YouTube.
    2. Para reduzir a confusão dos visitantes, o separador Comunidade não vai estar ativo até o separador Discussão ser desativado.
    3. Como desativar o separador Discussão.
      • No banner do canal, clique em Definições
      • Desative a opção Mostrar separador Discussão.

    O que publicar?

    • Faça uma visita aos bastidores do seu canal com fotos exclusivas do processo de criação.
    • Aqui tem algumas ideias para manter o diálogo com o separador Comunidade:
    • Crie um teaser do seu próximo vídeo com um GIF do melhor momento do mesmo.
    • Promova o seu merchandise, a loja eletrónica, a apresentação de um livro ou até os bilhetes para o seu próximo concerto.
    • Mostre aos subscritores que os ouve ao responder e atribuir corações aos comentários.

    5 formas de impulsionar o separador Comunidade

    1. Criar uma sondagem para saber o que o público gostaria de ver a seguir: pode perguntar aos subscritores o que gostavam de ver a seguir e considerar otimizar o conteúdo com base nas sugestões obtidas. As informações da comunidade podem ajudar a decidir onde investir o seu tempo e a produzir mais tipos de vídeo pedidos pela sua comunidade.
    2. Criar entusiasmo com GIFs: considere oferecer uma pré-visualização dos melhores momentos de cada vídeo com um GIF para criar entusiasmo junto do público.
    3. Levar o público aos bastidores: dê aos subscritores acesso exclusivo aos bastidores durante uma digressão ou uma sessão fotográfica ao publicar fotos ou vídeos curtos. Pode mesmo pedir a opinião dos subscritores acerca do processo criativo. Sugestão: experimente utilizar fotos onde esteja claramente visível para que os visitantes o reconheçam.
    4. Oferecer conteúdo exclusivo: experimente publicar fotos ou GIFs que o público não consiga encontrar em mais lado nenhum. Publique fotos engraçadas do seu dia, das suas aventuras ou até dos seus animais de estimação. Proporcionar uma experiência única aos subscritores no separador Comunidade é uma excelente forma de fazer o público voltar para mais.
    5. Expressar reconhecimento aos fãs: utilize o separador Comunidade como um local alternativo para interagir com o público. Considere destacar os "superfãs", mencioná-los ou responder às principais perguntas dos mesmos. Além disso, pode marcar com corações os comentários dos visitantes ou responder com imagens e GIFs.

    Sugestões

    • Pode utilizar as publicações no separador Comunidade para realizar a promoção cruzada de vídeos carregados noutros canais do YouTube, inclusive colaborações, vídeos do seu canal secundário ou vídeos que simplesmente acha divertidos.
    • Pode agradecer aos fãs mais leais ou até destacar algumas das respetivas contribuições especiais.
  • Como posso transmitir em direto no meu telemóvel?

    Consulte "agendar uma transmissão em direto num dispositivo móvel" aqui.

  • Como posso ganhar dinheiro com a distribuição para o YouTube?

    Para ganhar dinheiro com os vídeos, é necessário seguir os 4 passos aqui indicados, inclusive concordar com os Termos do Programa de parceiros do YouTube. No dia 16 de janeiro de 2018, anunciámos novos requisitos de elegibilidade para o Programa de parceiros do YouTube. Quando um canal alcança 1000 subscritores e 4000 horas de visualização nos últimos 12 meses, é revisto para aderir ao programa.

  • YouTube Analytics

    O YouTube Analytics disponibiliza todo o tipo de dados para lhe permitir avaliar aquilo que está a funcionar bem. Pode descobrir onde os visitantes estão a encontrar o seu conteúdo, quais os vídeos com mais tempo de visualização e de que forma os fãs interagem com o conteúdo. Se pretender adquirir conhecimentos aprofundados sobre o YouTube Analytics, faça este curso.


    Quando rentabiliza o seu canal, deve analisar os vários relatórios de receita de forma a responder a questões como:

    • Quanto dinheiro gera o meu canal do YouTube?
    • Quais são as principais fontes de receita (anúncios, YouTube Red, etc.)?
    • Que regiões contribuem mais para os meus ganhos?
    • Como muda a minha receita em diferentes intervalos de tempo?

    Com base nas respostas, pode ajustar as suas escolhas criativas ou de carregamento. Por exemplo, se verificar que existem muitos fãs da sua música noutro país, pode traduzir os títulos e as descrições dos vídeos para os tornar mais acessíveis.

    Por exemplo, digamos que descobriu taxas de cliques elevadas em ecrãs finais em dispositivos móveis. Se o que pretende é aumentar as vendas de merchandise ou álbuns, pode aplicar o que aprendeu e adicionar ecrãs finais otimizados para dispositivos móveis aos seus novos vídeos de música.

    Nota: se o seu canal está ativo sob uma editora, uma distribuidora de música ou outro proprietário do conteúdo, o acesso aos dados de receita do YouTube Analytics pode estar disponível ou não.

  • Tops e Estatísticas de música do YouTube

    Com os Tops de música, tem acesso a uma classificação semanal das músicas mais populares do YouTube. Pode ver os 100 vídeos mais populares (ordenados por número de visualizações) ou uma análise detalhada por vídeos virais (classificados através de vários fatores de popularidade), faixas ou artistas.

    Por exemplo, os artistas e as editoras podem utilizar estes dados como indicadores da popularidade de músicas ou géneros específicos no YouTube ao tentar adquirir tempo de antena nas rádios ou negociar contratos com marcas. Também podem publicar a classificação que tiverem nos Tops de música do YouTube nas redes sociais para gerarem entusiasmo.

    Com as Estatísticas de música, pode ver os locais onde um artista é mais popular. Estes dados podem ser úteis para direcionar as digressões para cidades com grandes bases de fãs ou para orientar as campanhas de marketing por região.

    Nota: os Tops e as Estatísticas de música incluem artistas dos quais recebemos metadados padrão do sector, normalmente disponibilizados por uma editora ou uma distribuidora. As Estatísticas de música incluem dados desde 1 de setembro de 2014. O YouTube adiciona constantemente novos artistas e locais à base de dados.