Como usar o YouTube para permanecer conectado

Neste momento sem precedentes, você deve estar em busca de maneiras de se conectar com seus fãs. Por isso, queremos oferecer todos os recursos de que você precisa.

Primeiros passos no YouTube

Aprenda as etapas básicas para criar e gerenciar seu canal e comece a se conectar com os fãs.

Como os direitos autorais funcionam

Saiba mais sobre direitos autorais de músicas, covers e Content ID (sistema de gerenciamento de direitos do YouTube).

Promover sua música no YouTube

Promova suas turnês, seus lançamentos e os marcos da sua carreira.

Interagir com os fãs

Interagir com os fãs faz parte do seu dia a dia, e você pode fazer isso no YouTube em qualquer lugar do mundo.

Avaliar seu sucesso

Use o YouTube Analytics para saber como os fãs encontram suas músicas e o que os mantém envolvidos.

Gerar receita com sua música no YouTube

Você pode ganhar dinheiro quando seus fãs assistem seu conteúdo. Descubra como gerar receita com seu canal.

Mostre sua discografia no YouTube

Crie um portfólio visual e interativo do seu trabalho por meio da curadoria de playlists.

Manual dos canais oficiais do artista do YouTube

Apresentaremos as etapas básicas para configurar um canal oficial do artista e mostraremos como usar o YouTube para interagir com os fãs, gerar exibições de vídeos, além de promover shows e turnês.

Manual das postagens na Comunidade do YouTube

Demonstraremos a melhor maneira de se conectar e interagir com seus fãs no YouTube.

Frequently asked questions

  • Como coloco minhas músicas no app do YouTube Music?

    O app do YouTube Music mostra conteúdo que nosso sistema e nossos parceiros identificaram como adequado para uma experiência musical. Classifique seus envios como "Música" nas configurações avançadas do Gerenciador de vídeos, na lista suspensa "Categoria". Na maioria dos casos, você não precisa fazer nada para colocar seu conteúdo de música no app, mas a categorização ajudará.

    Saiba mais sobre como determinamos o que é incluído no app do YouTube Music.

  • O que são os canais oficiais do artista, e como posso me inscrever para ter um?

    Se você é um artista no YouTube, ter um canal oficial ajuda a reunir todo o seu conteúdo em um único lugar. O canal coloca  seu catálogo de músicas em duas estantes novas, incluindo os vídeos de música, as músicas e os álbuns.

    Esse novo layout está sendo implementado gradualmente. Para se qualificar para um canal oficial do artista, você precisa ter um canal do YouTube pertencente e operado por você (artista), seu empresário ou gravadora e ter pelo menos três vídeos de música no YouTube. Você receberá uma notificação quando o upgrade do seu canal para um canal oficial do artista for concluído.

  • Como posso gerenciar minha presença no Google com os canais oficiais do artista?

    Na Central do artista do Estúdio de Criação, é possível atualizar sua biografia e adicionar fotos. O conteúdo que você disponibiliza nesse local também pode ser exibido nas propriedades do YouTube, como seu canal e as paradas do YouTube, além de outros sites do Google, como o Google+ e o Google Play. Saiba mais.

  • Onde está minha nota musical do canal oficial?

    Começamos a lançar o canal oficial do artista para computadores. Ele será disponibilizado para outras plataformas no futuro.

  • Como entro no Insights de música?

    Para ser adicionado às Paradas e aos Insights, selecione "Informar um problema de dados" no canto superior direito da página inicial do Insights de música. Não se esqueça de incluir um link para seu canal quando você solicitar a inclusão e clicar no botão "Enviar". Se um nome de artista não puder ser pesquisado mais tarde, você poderá enviar um e-mail para artist-support@youtube.com.

  • Esqueci minha senha ou perdi o acesso ao meu canal. Como posso recuperá-los?

    Você pode tentar recuperar sua conta caso se lembre do e-mail associado ao seu canal do YouTube.

    Se você perdeu o acesso à Conta do Google associada ao seu canal, siga estas etapas.

    Caso seu canal tenha sido invadido, repita estas etapas da melhor maneira possível e entre em contato pelo e-mail artist-support@youtube.com.

  • Como posso proteger minha música contra roubos?

    Se você perceber que outra pessoa usou suas músicas em algum vídeo, envie um aviso de remoção por direitos autorais.

  • O que faço se minha música receber uma reivindicação do Content ID ou sofrer remoção por direitos autorais?

    Se a sua música receber uma reivindicação do Content ID, você tem algumas opções, dependendo da situação. Saiba mais aqui.

    Quanto a remoções por direitos autorais, se você acredita que houve um engano, é possível resolver o aviso de direitos autorais de três maneiras: espere até que ele expire, consiga uma retratação ou envie uma contranotificação. Veja mais detalhes aqui.

  • Como aumentar minha base de inscritos?

    Há muitas formas de aumentar sua base de inscritos, como criar miniaturas e títulos eficientes, escrever descrições inteligentes e usar cartões ou telas finais para incentivar os visitantes a realizar alguma ação específica. Visite nossa Escola de Criadores de Conteúdo para saber mais.

  • Como avaliar meu sucesso no YouTube?

    Use o YouTube Analytics para avaliar o alcance dos seus vídeos. Veja, por exemplo, qual é o tamanho do seu público ativo, como as impressões de miniatura se transformaram em visualizações, seu tempo de exibição etc. Acesse a Escola de Criadores de Conteúdo para saber mais.

  • O que é a guia "Comunidade"?

    Os criadores de conteúdo do YouTube estão sempre tentando fortalecer o relacionamento com o próprio público.

    Por isso, criamos a guia "Comunidade", uma maneira nova e divertida de compartilhar sua criatividade e complementar a programação de envios enquanto você interage com seu público no YouTube.

    Saiba mais sobre as postagens da Comunidade.

  • Sua primeira postagem

    Basta fazer login, tocar diretamente na guia "Comunidade" do seu canal e escolher a forma de postar.

    Poste com regularidade para complementar seus envios de vídeos e envolver seus inscritos. Todas as postagens serão exibidas nos feeds de seus inscritos. Portanto, faça com que elas sejam significativas. Dessa forma, eles serão incentivados a clicar.

    1. Verifique se você tem a versão mais recente do app do YouTube.
    2. Para evitar confundir seus espectadores, a Comunidade ficará desligada até que a Discussão seja desativada.
    3. Como desativar a Discussão.
      • No banner do seu canal, clique em "Configurações"
      • Desative a guia "Mostrar discussão".

    O que postar?

    • Mostre os bastidores do seu canal com fotos exclusivas da criação.
    • Veja algumas ideias para continuar a conversa com a Comunidade:
    • Exiba amostras de seu próximo vídeo com um GIF do melhor momento dele.
    • Promova seus produtos, sua loja on-line, a turnê do seu livro ou até mesmo ingressos para seu próximo show.
    • Responda e marque os comentários com um coração para mostrar aos seus inscritos que você está lendo tudo.

    Cinco maneiras de iniciar sua guia "Comunidade"

    1. Faça uma pesquisa para saber o que seu público quer assistir em seguida: você pode perguntar para seus inscritos o que eles querem assistir e refinar seu conteúdo com base nessas sugestões. O feedback da comunidade pode ajudar você a decidir onde investir seu tempo para produzir outros tipos de vídeo com base nos pedidos recebidos.
    2. Crie expectativa com GIFs: ofereça uma prévia dos melhores momentos de cada vídeo com um GIF e deixe seus inscritos empolgados para assistir.
    3. Apresente os bastidores: ofereça aos seus inscritos uma prévia exclusiva dos bastidores durante sua turnê ou em alguma filmagem com postagens de fotos ou vídeos curtos. Você também pode pedir a opinião deles sobre o processo criativo. Dica: use fotos em que aparece de maneira visível para que os espectadores consigam reconhecer você.
    4. Ofereça conteúdo exclusivo: poste imagens ou GIFs que seu público não verá em nenhum outro lugar. Poste fotos divertidas do seu dia, das suas aventuras ou até dos seus animais de estimação. Proporcionar uma experiência única para os seus inscritos na guia "Comunidade" é uma ótima maneira de envolver seu público para que ele volte sempre.
    5. Reconheça seus fãs: use a guia "Comunidade" como mais um lugar de interação com seu público. Destaque seus fãs mais leais. Para isso, fale diretamente com eles ou responda às principais perguntas que eles tiverem. Você pode marcar os comentários dos espectadores com corações ou responder com imagens e GIFs.

    Dicas

    • Use as postagens da guia "Comunidade" para fazer promoção cruzada de vídeos enviados para outros canais do YouTube, incluindo colaborações, vídeos do seu canal alternativo ou simplesmente conteúdo que você acha interessante
    • Agradeça seus fãs mais leais ou até mesmo fale sobre as contribuições especiais deles.
  • Como fazer transmissões ao vivo no smartphone?

    Consulte "Como programar uma transmissão ao vivo em dispositivos móveis" neste link.

  • Como ganhar dinheiro com a distribuição no YouTube?

    Para ganhar dinheiro com seus vídeos, siga as quatro etapas listadas aqui. Isso inclui concordar com os termos do Programa de parcerias do YouTube. Em 16 de janeiro de 2018, anunciamos novos requisitos de qualificação para o Programa de parcerias do YouTube. Assim que um canal alcançar 4 mil horas de exibição nos 12 meses anteriores e mil inscritos, ele será analisado para participar do programa.

  • YouTube Analytics

    O YouTube Analytics oferece todos os tipos de dados necessários para ajudar você a avaliar o que está funcionando bem. Você pode ver onde os espectadores descobrem seu conteúdo, quais vídeos têm mais tempo de exibição e como os fãs interagem com seu conteúdo. Para saber mais sobre o YouTube Analytics, faça este curso.


    Ao gerar receita com seu canal, você precisa conferir os diversos relatórios de receita para responder a perguntas como:

    • Quanto dinheiro meu canal do YouTube gera?
    • Quais são as principais fontes de receita (anúncios, YouTube Red etc.)?
    • Quais regiões contribuem mais para os meus ganhos?
    • Como minha receita muda em diferentes momentos?

    Com base nas respostas, você pode ajustar suas escolhas criativas ou de envio. Por exemplo, se perceber que sua música tem muitos fãs em outro país, você pode traduzir o título e a descrição dos vídeos para torná-los mais acessíveis.

    Ou digamos que você tenha descoberto uma alta taxa de cliques nas telas finais de dispositivos móveis. Caso sua meta seja aumentar as vendas de produtos oficiais ou álbuns, você pode aplicar o que aprendeu e adicionar telas finais otimizadas para dispositivos móveis aos seus novos vídeos de música.

    Observação: caso seu canal faça parte de uma gravadora, distribuidora ou outro proprietário do conteúdo, o acesso aos dados de receita no YouTube Analytics pode não estar disponível.

  • Paradas musicais e Insights de música do YouTube Music

    Com as Paradas musicais, você pode ver uma classificação semanal das músicas mais ouvidas no YouTube. É possível conferir os 100 vídeos mais assistidos (classificados por número de visualizações) ou detalhar por vídeos virais (classificados por vários fatores de popularidade), faixas ou artistas.

    Por exemplo, artistas e gravadoras podem usar esses dados para indicar a popularidade de músicas ou gêneros específicos no YouTube ao negociar acordos com marcas ou a reprodução em rádios. Ou então podem postar sobre a classificação nas Paradas musicais do YouTube Music para chamar atenção nas redes sociais.

    Com os Insights de música, você pode ver os locais em que um artista é mais popular. Esses dados podem ser úteis para agendar shows em cidades que têm uma grande base de fãs ou para segmentar campanhas de marketing por região.

    Observação: as Paradas musicais e os Insights de música incluem artistas para os quais uma gravadora ou distribuidora enviam metadados padrão do setor. Os Insights de música contêm dados a partir de 1° de setembro de 2014. O YouTube adiciona novos artistas e locais ao banco de dados o tempo todo.